Aqui na Landfor nós criamos nomes para empresas, então nada mais justo que compartilharmos algum pensamentos a respeito caso você esteja pensando em criar uma nova marca de bebidas mas não possui uma ideia legal. Lembrando que tudo o que for dito aqui vale tanto para bebidas alcóolicas como não-alcóolicas.
Como criar um nome para uma bebida?
A bebida que você está tentando criar já existe ou é uma criação sua? Geralmente esse é o primeiro fator determinante para tomarmos decisões como utilizar ou não sons que lembrem o que a bebida leva, por exemplo. Que sensações ela desperta? A que público se destina? Em que momento será consumida? Todas essas questões vão construir o nosso cenário criativo.
Como saber se o nome que estou pensando para a minha bebida é adequado?
Sprite, Skol, Kaiser, Fanta, Kuat, Cini, Red Bull, - o que essas marcas super famosas tem em comum?
Nome curto com duas ou três sílabas
Sons contrastantes
Há muito conceito sendo passado através de poucas sílabas, ou seja, o nome vira uma esponja que absorve o marketing da empresa. Exemplo: Sprite não te lembra limão? O nome, porém, passa algo muito mais relacionado ao som da abertura de uma garrafa com bebida gaseíficada e traz associação com um momento refrescante. As sílabas podem ser relacionadas a uma pronúncia mais "aguda, "pontuda" que interpretamos como algo cítrico. Enfim, nesse mundo é tudo MUITO subjetivo.
Impor uma pronúncia de outro país requer que o som seja ao menos familiar para aquela população e que "caia bem" na conjuntura completa da obra. É por um investimento pesado de marca que não falamos "sprite" e sim "spraite". Há até algumas variantes pelo Brasil: "ixxxxpraite", "espraite" e por aí vai.
Mas agora você está se perguntando: sim Douglas, mas e a Coca-Cola? É um nome comprido e faz muito sucesso! Como você explica isso?
Além de toda a história peculiar de como a Coca-Cola surgiu como uma inovação de sabor, o som repetitivo ajudou a disseminar a ideia. É um nome muito fácil de lembrar e gostoso de dizer. O cérebro gosta de repetição e nomes "fofos"para produtos alimentícios são bem aceitos pelo público.
Dicas para evitar o depósito de registro de marca no INPI e só perder dinheiro
Essa dica vale para qualquer marca, seja bebida ou não:
Não adianta colocar dois "Ts", não adianta trocar só uma letra no nome daquela marca famosa. O INPI leva em consideração O SOM, a PRONÚNCIA da palavra. Não pode ser um nome pejorativo, e não adianta trocar Z por S, C ou Ç se na conjuntura da obra o som pode ser igual. Aliás, isso me lembra um ótimo tópico:
O que não fazer em um nome de marca?
Evite nomes com pronúncia em inglês se o públivo-alvo não tem contato com a língua.
Evite nomes que seja preciso se explicar como escreve com letras mudas, por exemplo.
O "Ç" infelizmente ainda dificulta a vida de quem precisa saber como escrever um nome, principalmente se for um site. Cuidado pois quando vira "C" pode vir acompanhado de "U" e formar uma palavra que ninguém quer pra nome de empresa (HAHA).
Letras que podem causar confusão dependendo do contexto: M, N antes de P e B (principalmente se não seguirem a regra do português); X, S, Z, Y, K e W.
Cacófatos: sempre analise a aplicação do nome no contexto e veja se não forma um nome indesejado.
Gostou das dicas mas não sabe por onde começar?
Nós sabemos que é muito abstrato! Nossos processos de naming podem levar de 20 a 30 dias e envolvem muita pesquisa e brainstorm, possuímos métodos criativos que nos levam a resultados incomuns e que aumentam as chances de registro livre no INPI. Interessou? Envie um whats pra gente pelo link do rodapé ;)
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